segunda-feira, 22 de abril de 2013

Frente de Trabalho forma 108 bolsistas em Juquitiba


Programa da SERT promoveu formaturas em sete cidades neste ano

Geração de renda e capacitação profissional. Eis os principais objetivos da Frente de Trabalho, programa gerenciado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), que formou, nesta sexta-feira (19), 108 bolsistas em Juquitiba. A partir desta sexta, os empregadores do município e da região têm à disposição cidadãos devidamente capacitados para os postos de agentes de turismo, alimentadores de linha de produção, porteiros e recepcionistas.

Esta foi a sétima cidade a ter seus bolsistas formados em 2013 (em 2012, foram 15). Entre outras autoridades, estiveram presentes na Casa da Cultura o secretário de Estado do Emprego, Carlos Ortiz; o prefeito anfitrião Francisco Junior; Luciano Lourenço, coordenador de Políticas de Inserção no Mercado de Trabalho (CPIMT); Robson dos Reis, diretor regional da SERT; Maria Cristina, coordenadora geral de capacitação; Pedro Ângelo, presidente da Câmara local; e Rosivânia Esperanza, coordenadora da Frente de Trabalho no município.

Em seu discurso, Ortiz destacou a importância da capacitação oferecida por meio da parceria entre SERT e Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência (AVAPE), além de prestar homenagem à Rosivânia, muito aplaudida pelo público presente. “Os cursos oferecidos contribuirão para que os bolsistas tenham maiores chances no momento de concorrer a uma vaga no mercado de trabalho”, disse. Por fim, o secretário de Estado parabenizou cada formando, que, para ele, significava a única e principal “razão do evento acontecer.”

Segundo Junior, “o objetivo da prefeitura é oferecer novas bolsas da Frente de Trabalho e ampliar a parceria com o Governo do Estado para proporcionar melhores condições aos cidadãos do município.”



Esperança no futuro

O envolvimento e a vontade de aprender foram itens destacados por dois homenageados: José Pedroso, 34, e Maria Aparecida, 22. Para Pedroso, graduado no curso de portaria e recepção, “a Frente de Trabalho é uma grande oportunidade para uma nova vida”, disse. “Posso afirmar que essa chance ‘caiu do céu’. Terminei o curso com um aperto no coração. Já sinto saudade”, emendou emocionado.

Por sua vez, Aparecida, que estava acompanhada pela mãe - Clementina da Glória, 50 -, espera um futuro melhor a partir desta sexta-feira. “Fiz o curso de agente de turismo e aprendi muito. Ainda não sei o ramo que desejo seguir, mas já me sinto mais segura para concorrer a uma vaga”, revelou.

Mais informações sobre o programa

Criada em 1999, a Frente de Trabalho tem como objetivo proporcionar qualificação profissional e renda à população desempregada e em situação de alta vulnerabilidade social. Tem duração de nove meses e 150 horas de qualificação.

Os bolsistas recebem mensalmente bolsa-auxílio de R$ 210, crédito para a compra de alimentos no valor de R$ 86 e seguro de acidentes pessoais. No período, os participantes devem prestar serviços de interesse local (quatro dias da semana – 6h/dia) e, a partir do terceiro mês, frequentar o curso de qualificação profissional oferecido pela SERT, de acordo com a necessidade do município.

Para se inscrever, é preciso ser maior de 17 anos, estar desempregado há pelo menos um ano, residir no Estado de São Paulo há no mínimo dois anos, não ter familiar participante do programa e não receber qualquer benefício social equivalente.


Tadeu Inácio

Notícia publicada no site da SERT. Clique aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário