sexta-feira, 4 de outubro de 2013

PEQ celebra formatura de 33 alunos em Embu-Guaçu



Três turmas diplomadas do curso de Sistema Pneumático e Hidráulico Industrial; foram 100 horas de qualificação

Capacitação profissional para promover a empregabilidade. Na noite de ontem (04), o Programa Estadual de Qualificação (PEQ) formou 33 alunos do curso de Sistema Pneumático e Hidráulico Industrial, em Embu-Guaçu, durante cerimônia realizada no Centro Cultural 28 de março. Gerenciado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), em parceria com o Centro Paula Souza, o programa utilizou uma unidade móvel como plataforma para oferecer 100 horas de qualificação, em três períodos - manhã, tarde e noite.

A celebração também contou com a presença de familiares dos formandos e autoridades. Entre elas, o secretário de Estado do Emprego, Tadeu Morais; o coordenador de Políticas de Emprego e Renda da SERT, Pedro Nepomuceno; o prefeito anfitrião, Clodoaldo Silva; o diretor regional da pasta estadual, Robson Reis; e os professores Ricardo Azevedo e Rogério Silvério.

Natural do município, Nepomuceno iniciou os discursos falando sobre a satisfação em capacitar o cidadão. “É muito importante que as pessoas se capacitem para ampliar suas chances de inserção no mercado de trabalho. É um imenso prazer estar em minha cidade neste dia tão especial”, disse.

Na sequência, Silva destacou a importância da parceria firmada junto à SERT para promover a capacitação. “Programas como o PEQ, Frente de Trabalho e Time do Emprego, por exemplo, colaboram para suprir uma das principais carências do município”, resumiu.



As 7,8 mil vagas oferecidas pelo PEQ e o cenário do emprego no Brasil foram destacados pelo representante estadual. “O Governo de São Paulo busca capacitar o cidadão, independente da idade, para preencher vagas abertas por falta de mão de obra qualificada. Existe a preocupação de manter esses empregos em nosso Estado. E a parceria com o Centro Paula Souza, referência de ensino no país, colabora para este objetivo”, afirmou.

“Além do PEQ, a SERT vem intensificando seu trabalho para beneficiar o cidadão de todo o Estado, como o Pró-Egresso, o PADEF (Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência), o Aprendiz Paulista, o Jovem Cidadão e o Banco do Povo Paulista, por exemplo”, emendou. Por fim, Morais cumprimentou os formandos, os desejando sucesso e perseverança “nesta nova fase que se inicia”, e comemorou a primeira oportunidade em prestigiar uma formatura do programa.

Diferencial para enfrentar o mercado de trabalho



A oportunidade de adquirir novos conhecimentos foi destacada pela formanda Jéssica de Oliveira, 20. Cursando o segundo ano de Engenharia Civil em Santo Amaro, a jovem optou pelo curso para “não ser mais uma no mercado de trabalho”. “Optei pelo curso para ter a oportunidade de aprendizado de forma mais prática”, resumiu alegre.

Mais sobre o Programa
A SERT e o Centro Paula Souza assinaram acordo que prevê a qualificação de 7,8 mil trabalhadores em 195 municípios paulistas. Na primeira fase, foram mais de 1,5 mil cidadãos contemplados, em 39 cidades.

O programa é voltado, prioritariamente, para quem está desempregado, acima dos 16 anos e que não receba qualquer auxílio do governo, como seguro-desemprego, por exemplo. A escolaridade mínima varia conforme o curso. Mensalmente, os alunos recebem bolsa-auxílio de R$ 210, auxílio-transporte no valor de R$ 120, lanche e material didático.

Tadeu Inácio

Publica

Nenhum comentário:

Postar um comentário