sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Caso GM São José dos Campos: Secretaria do Emprego participa de reunião no MTE



Publicado no site da SERT. Clique aqui

Trabalhadores lesionados, grávidas ou em período pré-aposentadoria serão readmitidos

Na tarde desta sexta-feira (10), o secretário de Estado do Emprego, Tadeu Morais, e o diretor regional da pasta na Capital, Eufrozino Pereira, estiveram presentes na sede da Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE), no centro da Capital, para a reunião que tratou do impasse na demissão em massa da montadora General Motors (GM), em São José dos Campos. Sob a mediação do superintendente regional do Trabalho, Luiz Antônio de Medeiros, empresa e liderança sindical dos Metalúrgicos local expuseram seus pontos.

Luiz Moan, diretor institucional, e Artur Bernardo, responsável pelas relações do trabalho, representaram a GM. Pelo lado sindical, estiveram presentes Antonio Ferreira, o “Macapá”, Luis Carlos Prates, o “Mancha”, entre outros apoiadores.



Segundo relatório do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do MTE, em dezembro do ano passado, foram 687 demissões. Outras 304 ocorreram via PDV (Programas de Demissões Voluntárias), em agosto, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos.

Após duas horas de conversa, as partes entraram em acordo para que a empresa readmita trabalhadores que estiverem, comprovadamente, em caráter de instabilidade profissional - lesionados, grávidas ou em período pré-aposentadoria (neste caso, pode também ocorrer o processo indenizatório).

Às 14h da próxima terça-feira (14) ocorre um novo encontro. Desta vez, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), da 15ª região, em Campinas. O MTE aguardará a decisão da Justiça do Trabalho para convocar outra negociação, se preciso.



“O Estado objetiva manter o nível de emprego. Se o encontro da próxima terça-feira for negativo aos empregados, retomaremos a discussão junto à empresa para uma melhor resolução em prol do trabalhador”, afirmou Tadeu Morais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário