sexta-feira, 22 de agosto de 2014

PATs oferecem mais de 35,7 mil empregos na Grande SP


Região metropolitana registra recuo na taxa de desemprego, segundo IBGE

Desemprego em baixa. Em julho deste ano, os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) da Capital e Grande São Paulo ofereceram 35.702 vagas. É o maior número desde janeiro deste ano, que registrou 46,8 mil oportunidades criadas.

O número vai ao encontro da pesquisa divulgada na quinta-feira (21), pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O estudo analisou quatro regiões metropolitanas: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife. Apenas São Paulo apresentou recuo na taxa de desemprego no comparativo com junho - 5,1% para 4,9%.

Destaque para os prestadores de serviço. Das dez profissões mais ofertadas, cinco são do setor: faxineiro, operador de telemarketing, porteiro de edifícios, vigilante e trabalhador da manutenção de edificações. Comércio e Indústria vêm na sequência, com três e duas ocupações, respectivamente. Foram 35.771 cidadãos encaminhados para concorrer às vagas.



A renda de salários tem tido um bom desempenho e isso repercute, principalmente, no setor de serviços, que tem liderado o desempenho da ocupação. "O ganho real médio do trabalhador aumentou, o que explica a criação maior de empregos no setor de serviços", analisa Tadeu Morais, secretário de Estado do Emprego.

A Secretaria estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) gerencia 251 PATs em todo o Estado, 42 deles na região metropolitana.


Vagas em destaque

Faxineiro - s
Alimentador de linha de produção - i
Operador de telemarketing - s
Atendente de lanchonete - c
Vendedor de comércio varejista - c
Porteiro de edifícios - s
Vigilante - s
Repositor de mercadorias - c
Auxiliar nos serviços de alimentação - i
Manutenção de edificações - s

(*serviço, indústria e comércio)

Mais sobre

Os PATs oferecem o serviço de intermediação de mão de obra (IMO), habilitação ao seguro-desemprego e emissão de carteira de trabalho. Além disso, os cidadãos têm informações sobre os demais programas da SERT, como o Banco do Povo Paulista, Time do Emprego, PADEF (Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência), Frente de Trabalho, Jovem Cidadão, Aprendiz Paulista, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário