
Região metropolitana registra recuo na taxa de desemprego, segundo IBGE
Desemprego em baixa. Em julho deste ano, os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) da Capital e Grande São Paulo ofereceram 35.702 vagas. É o maior número desde janeiro deste ano, que registrou 46,8 mil oportunidades criadas.
O número vai ao encontro da pesquisa divulgada na quinta-feira (21), pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O estudo analisou quatro regiões metropolitanas: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife. Apenas São Paulo apresentou recuo na taxa de desemprego no comparativo com junho - 5,1% para 4,9%.
Destaque para os prestadores de serviço. Das dez profissões mais ofertadas, cinco são do setor: faxineiro, operador de telemarketing, porteiro de edifícios, vigilante e trabalhador da manutenção de edificações. Comércio e Indústria vêm na sequência, com três e duas ocupações, respectivamente. Foram 35.771 cidadãos encaminhados para concorrer às vagas.

A renda de salários tem tido um bom desempenho e isso repercute, principalmente, no setor de serviços, que tem liderado o desempenho da ocupação. "O ganho real médio do trabalhador aumentou, o que explica a criação maior de empregos no setor de serviços", analisa Tadeu Morais, secretário de Estado do Emprego.
A Secretaria estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) gerencia 251 PATs em todo o Estado, 42 deles na região metropolitana.
Vagas em destaque
Faxineiro - s
Alimentador de linha de produção - i
Operador de telemarketing - s
Atendente de lanchonete - c
Vendedor de comércio varejista - c
Porteiro de edifícios - s
Vigilante - s
Repositor de mercadorias - c
Auxiliar nos serviços de alimentação - i
Manutenção de edificações - s
(*serviço, indústria e comércio)
Mais sobre
Os PATs oferecem o serviço de intermediação de mão de obra (IMO), habilitação ao seguro-desemprego e emissão de carteira de trabalho. Além disso, os cidadãos têm informações sobre os demais programas da SERT, como o Banco do Povo Paulista, Time do Emprego, PADEF (Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência), Frente de Trabalho, Jovem Cidadão, Aprendiz Paulista, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário