terça-feira, 15 de junho de 2010

Sem convencer, Brasil vence a Coreia do Norte na estreia da Copa do Mundo


Foto: IG/Reuters

Matéria de minha autoria publicada nos sites Terceiro Tempo e Futaovivo, no dia 15/06/2010 (freelancer).

Maicon e Elano marcaram no triunfo canarinho

A Seleção estreou com o pé direito na Copa do Mundo da África do Sul. O Brasil confirmou o favoritismo e venceu a Coreia do Norte por 2 a 1 nesta terça-feira, no estádio Ellis Park, em Joanesburgo. Apesar do fraco rendimento no primeiro tempo, a equipe brasileira conseguiu chegar à vitória na segunda etapa. Maicon e Elano marcaram.

Dunga mandou a campo a equipe que conquistou os últimos resultados positivos da Seleção, sem novidades, como era previsto. O jogo começou da mesma forma que o clima no estádio sul-africano: muito frio.

Nos primeiros dez minutos, a equipe brasileira tentava apresentar toques rápidos, sobretudo pelo lado direito, com o lateral Maicon. No entanto, o ataque não conseguia entrar na forte defesa asiática, que se posicionava muito bem.

Aos sete minutos, Elano arriscou da entrada da área, mas errou o alvo. A bola saiu por cima do gol norte-coreano. Três minutos depois foi a vez de Michel Bastos arriscar, novamente sem direção.

Pelo lado asiático, a grande esperança de gols era o veloz atacante Jong Tae Se. Aos 11, ele fez boa jogada. Passou por três marcadores e bateu forte, para a defesa de Julio Cesar.

Robinho era o jogador que mais se apresentava para o jogo, enquanto Kaká, aparentemente sem ritmo, e Luís Fabiano pareciam apagados, sendo facilmente marcados. Essa foi a tônica do primeiro tempo.

A equipe do técnico Dunga voltou para a segunda etapa sem alterações. Logo aos cinco minutos, Michel Bastos cobrou falta frontal ao gol. O chute saiu forte e assustou o goleiro Ri Myong-Guk. O gol parecia questão de tempo.

Aos 10, o Brasil abriu o placar. Elano recebeu no meio e tocou para Maicon. O lateral, quase na linha de fundo, não cruzou e bateu para o gol, sem ângulo. A bola surpreendeu o goleiro e morreu no fundo da rede norte-coreana.

Luís Fabiano levou perigo ao gol norte-coreano aos 19. Já dentro da área, o atacante ajeitou no peito e fuzilou de esquerda. A bola passou por cima da meta asiática.

Mas aos 26 não teve erro. Robinho deu passe açucarado para Elano. O meia, já dentro da ára, finalizou consciente no cantinho direito do goleiro: 2 a 0.

A equipe norte-coreana chegou ao seu gol aos 43 e assustou a torcida brasileira. Yun Nam entrou na grande área e encheu o pé no canto esquerdo de Julio César.

A seleção canarinho volta a campo às 15h30 do próximo domingo, contra Costa do Marfim, no estádio Soccer City, dependendo de uma vitória para se classificar às oitavas-de-final. A Coreia do Norte enfrenta Portugal no dia 21, na Cidade do Cabo.

Tadeu L. Inácio


Link:

http://terceirotempo.ig.com.br/noticia/Sem_convencer_Brasil_vence_a_Coreia_do_Norte_na_estreia_da_Copa_do_Mundo-26489

3 comentários:

  1. Primeiramente gostaria de dizer algumas palavras que refletem minha indgnação sobre a não convocação do Ronaldinho Gaúcho para compor elenco desta seleção brasileira que disputa o mundial de 2010.
    Acho frustrante olhar para a seleção em jogo e não ver o dentuço Gaúcho pelo meio. Certamente, ele teria lugar garantido em qualquer outra seleção do mundo e estaria presente neste mundial. Por motivos que ainda não compreendi, tal renomado jogador, assim como as demais dezenas de milhões de brasileiros, se prostra frente à uma tv para assistir o desempenho dos jogadores brasileiros à diferença de vê-los como companheiros. O ídolo não é assitido. Assiste. Reluto em reconhecer que o fato de o Dunga não o ter convocado se deve a uma mágoa resultante de um drible desconcertante dado pelo Gaúcho no Dunga, numa disputa entre clubes (Grêmio e Internacional), cujo episódio, certamente, pode ser descrito em detalhes preciosos pelo dono deste blog.
    Há quem diga ainda que seu rendimento caiu. Concordo. Mas hão de observar que o sub-rendimento apresentado pelo gaúcho ainda é supra em relação ao futebol apresentado por alguns componentes do meio-campo brasileiro nesta copa.

    Parafraseando o autor do texto, creio que não só o início do primeiro jogo do Brasil nesta copa, como o resto dela, até onde a seleção conseguir chegar, será igual ao clima presente no início do jogo acima: muito frio!

    Ricardo Arruda

    ResponderExcluir
  2. Venho por meio desta, elogiar o seu trabalho que está bom de mais! Quero destacar que todo o jogo vai ser difícil e não existe time fácil. Vamos torcer pro Brasil juntos e comemorar cada vitória!
    abraços

    ResponderExcluir
  3. Venho por meio desta declarar que é a primeira vez que etr em seu blog e a primeira vez que leio os textos de sua autoria. Que alias são otmos!
    Parabens Tadeeeeu! Proximo post eu to de volta!

    ResponderExcluir