quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Em Catanduva, PADEF participa do lançamento do “Selo Parceiro da Inclusão”

Ação prestigia e reconhece práticas inclusivas

A partir desta quarta-feira (03), os estabelecimentos que adotam práticas inclusivas, que facilitam o acesso de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida aos bens, serviços e produtos oferecidos no município de Catanduva, terão mais um motivo para se orgulhar: o lançamento do “Selo Parceiro da Inclusão”. A cerimônia ocorre no Auditório do Paço Municipal, que fica na Praça Conde Francisco Matarazzo, 01, no Parque das Américas, com a participação do Programa de Apoio às Pessoas com Deficiência (PADEF).

O projeto, que visa aumentar a oportunidade de inserção social a essa parcela da população, é resultado do trabalho desenvolvido pela Prefeitura local, por meio da Coordenadoria Municipal de Inclusão e pela Comissão Permanente de Acessibilidade – CPA (Lei nº 5.304, de abril de 2012).

Na ocasião, o PADEF, que é gerenciado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), será representado pela supervisora do programa, Marinalva Cruz. Ela ressalta a importância de ações que incentivem a conscientização por parte das pessoas responsáveis pelos estabelecimentos. “É importante a valorização desses locais. Isso contribui para uma melhor qualidade de vida e aumento do consumo por parte das pessoas com deficiência”, afirma. “Assim, lutamos juntos por uma sociedade mais justa”, acrescenta.

Poderão pleitear o Selo os órgãos da administração pública de todos os níveis e estabelecimentos privados regularmente constituídos.

Segundo dados do censo IBGE 2010, 24,5% da população do país possui algum tipo de deficiência, aproximadamente 45,6 milhões de brasileiros. Em Catanduva, estima-se que o número de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida se aproxime dos 30 mil.

Tadeu Inácio

Texto publicado no site da SERT

Nenhum comentário:

Postar um comentário