quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Ortiz fala sobre qualificação profissional na FIESP


A importância dos profissionais de Recursos Humanos (RH), a necessidade de qualificação profissional e a relação capital, trabalho e Estado foram os destaques na cerimônia que marcou a abertura do Fórum Capital Humano – Ferramentas de Desenvolvimento e Competitividade. O evento reuniu especialistas do setor, no Teatro SESI/ FIESP para discutir uma nova visão sobre o papel do capital humano nas empresas. Entre outras autoridades, estiveram presentes o ministro do Trabalho, Carlos Daudt Brizola Neto; o secretário de Estado do Emprego, Carlos Ortiz; e Paulo Skaf, presidente da FIESP/SESI/SENAI.

O “Projeto Capital Humano” foi elaborado pelo Departamento de Ação Regional (Depar) com o objetivo de maximizar as ações da instituição no atendimento às demandas da indústria por mão de obra qualificada. “É importante discutirmos, junto aos profissionais de RH, os avanços de qualificar, empregar e manter as pessoas em seus postos de trabalho. Trabalhamos o fortalecimento do tripartismo por meio das Comissões Municipais de Emprego (CMEs)”, discursou Ortiz.


“Com essas discussões, identificamos junto às empresas os tipos de mãos de obra carentes nas cidades. O intuito da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) é qualificar para empregar, mas, para isso, precisamos do comprometimento social por parte dos empresários”, concluiu Ortiz sob aplausos.

Na sequência, Brizola Neto ratificou o momento especial vivido no país, principalmente na questão relativa à convergência de interesses e objetivos. “As medidas adotadas, recentemente, pelo Governo Federal visam gerar maior competitividade sem afetar o trabalho ou indagar as questões do trabalhador de uma forma geral”, salientou.

Por fim, Paulo Skaf enumerou iniciativas do Sistema Fiesp para melhorar a qualidade da educação do país. Entre elas, o novo telecurso em conjunto com Fundação Roberto Marinho e o governo do Estado de São Paulo para proporcionar cursos de MBA (em Gestão) a 3,2 mil diretores de escolas públicas e as parcerias com prefeituras para adoção do Sistema Sesi de ensino.

Confira fotos no Flickr



Tadeu Inácio

Notícia publicada no site da SERT

Nenhum comentário:

Postar um comentário