quinta-feira, 20 de junho de 2013

SERT qualifica egressos do sistema penitenciário

Secretaria implanta bolsa para inserir detentos e ex-detentos no mercado de trabalho

Na próxima sexta-feira (21), a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) implanta 33 bolsas da Frente de Trabalho/Programa Estadual de Apoio ao Egresso do Sistema Penitenciário (Pró-Egresso) em Bauru. O evento que contemplará apenas reeducandos masculinos ocorre às 15h, no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) III, que fica no Km 349 da Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros.

Desenvolvida pela SERT em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) e prefeituras, a ação objetiva levar egressos e reeducandos à geração de renda, qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho. Durante nove meses, os contemplados prestam serviços ao município quatro dias por semana (6h/dia) e recebem 150h de qualificação profissional. A bolsa auxílio é de R$ 300 mensais.

“Em Bauru, graças à parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), qualificaremos estes trabalhadores nos cursos de assentamento de tijolos e pintura”, revela o secretário adjunto estadual do Emprego, Aparecido Bruzarosco, que estará presente na cerimônia.

O coordenador do programa, Luciano Lourenço, explica as parcerias. “A SERT é responsável pela bolsa e fiscalização. A SAP, por sua vez, através da unidade prisional, faz a triagem do reeducando que vai trabalhar. Por fim, a prefeitura informa onde o trabalhador (reeducando) prestará serviços”, sintetiza.

Quem pode participar:
- Egressos do sistema penitenciário: ex-detentos que saíram do sistema carcerário há no máximo um ano ou estejam em liberdade condicional;
- Liberados definitivos lato sensu: cumpriram pena e estão em liberdade há mais de um ano;
- Em situação especial de cumprimento de pena: casos como os de detentos que cumprem pena em regime semiaberto ou aberto, foram beneficiados pela suspensão condicional da pena e foram condenados a penas alternativas;
- Anistiados, agraciados, indultados, perdoados judicialmente: aqueles cuja punibilidade foi declarada extinta.

Como participar
Os interessados devem efetuar cadastro nas unidades do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), do Poupatempo ou da Coordenadoria de Apoio ao Egresso e Família (CAEF), munidos de RG, CPF, carteira de trabalho e comprovante de endereço.

Para maiores informações, acesse:

www.empregasaopaulo.com.br
www.emprego.sp.gov.br

Tadeu Inácio

Conteúdo publicado no site da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho. Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário