segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Pela primeira vez, Fut-Encontro debate o esporte às pessoas com deficiência


Na 4ª edição da Virada Inclusiva do Sesc, convidados abordaram incentivos para a prática de esportes paralímpicos e políticas públicas

“A deficiência está em todo tipo de pessoa. Todo mundo tem algo para superar. Afinal, os obstáculos são parte da vida”. As palavras de Benedito Franco, o “Neno”, sintetizam o tema do Fut-Encontro realizado no Sesc Consolação, na tarde do último sábado de novembro (30). O debate compôs a programação da Virada Inclusiva e trouxe à tona “O mundo esportivo às pessoas com deficiência (PCD)”.

Neno, que é coordenador de Relações Institucionais da Federação Paulista de Desportos para Cegos (FPDC) e ex-atleta de natação e futebol de 5, foi um dos convidados da edição mediada por Márcio Lázaro. Alexandre Praetzel, jornalista do Grupo Bandeirantes, e Leandro Gatto, atleta amador de handbike e natação, também compuseram a mesa debatedora. Esta foi a primeira oportunidade que o projeto tratou desta temática.

A discussão indicou diversos desafios enfrentados pelas PCDs, sobretudo os relacionados a incentivos governamentais para a prática de esportes paralímpicos - os Jogos Olímpicos Rio 2016 batem à porta (em tempo, os atletas brazucas honraram a “Pátria Amada” nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012 e conquistaram o sétimo lugar na classificação geral, com 21 medalhas de ouro, 14 de prata e oito de bronze, somando 43 pódios) e instalações que contemplem, digamos dignamente, o termo acessibilidade.



Sobre o tema Olimpíadas, Gatto demonstrou descrença com o legado deixado pela Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas na capital fluminense. “Infelizmente, não creio que esses eventos deixarão frutos à sociedade e às políticas públicas de incentivo ao esporte”, argumentou.



Praetzel, em determinado momento, enfatizou que “os profissionais da imprensa devem sugerir e levantar mais discussões desta natureza”. O jornalista agradeceu o convite e revelou que, em 22 anos como jornalista, era a primeira vez que participava de um debate com esta temática. “Hoje saio daqui diferente, transformado. É preciso convivência, colaborar, participar e divulgar”, afirmou emocionado.

Neno arrancou aplausos ao falar sobre o futebol de cinco: "nós jogamos, vocês veem e todos ganham."

Por fim, a segunda edição do Fut-Encontro na unidade Consolação do Sesc sorteou duas camisas oficiais: uma da seleção brasileira de basquete do ídolo Anderson Varejão e outra do Criciúma.



Segundo evento na unidade
O Sesc Consolação recebeu a programação do Fut-Encontro em junho deste ano. A edição especial celebrou a marca de um ano do projeto e abordou a “Copa das Confederações 2013” com o ex-jogador e comentarista da Rádio Globo Zé Elias, o escritor e jornalista Marcelo Rubens Paiva e o jornalista Fernando Sampaio, da Rádio Jovem Pan.

Galeria completa de fotos na fanpage do Fut-Encontro: www.facebook.com/futencontro

Nenhum comentário:

Postar um comentário