quinta-feira, 17 de abril de 2014

Fut-Encontro debate práticas esportivas no combate ao sedentarismo


Realizada no Sesc Belenzinho, programação reuniu Zé Elias, André Kfouri e Marcelo Rubens Paiva

O combate ao sedentarismo, políticas públicas de incentivo ao esporte, hábitos culturais, entre outros temas, foram debatidos na noite de ontem (16), no Sesc Belenzinho. Coordenada pelo Fut-Encontro, a atividade fez parte dos preparativos para o Dia do Desafio - "Você se mexe e o mundo mexe junto", a ser celebrado no próximo dia 28 - e reuniu os jornalistas André Kfouri, Marcelo Rubens Paiva e o ex-jogador Zé Elias.

Antes do debate, os mais de 50 presentes se divertiram com a apresentação “Pedrinho, o menino do dedo duro”, do grupo Bella Cia, integrante da Cooperativa Paulista de Teatro.



O ex-jogador Zé Elias iniciou o bate-papo comentando a falta de campos e espaços de lazer na cidade. Além disso, destacou a rotina do trabalhador e a falta de tempo para o distanciamento das atividades físicas. "O trabalho maçante prejudica os aspectos físico e mental", afirmou. Na sequência, enumerou as diferenças de incentivos esportivos entre Brasil, Alemanha e Áustria - alguns dos países que atuou durante sua carreira.



André Kfouri, por sua vez, revelou que as práticas esportivas contribuem, inclusive, para sua rotina profissional. "O esporte me ajuda a trabalhar. Melhora minha frequência cardíaca, oxigenação e criatividade para escrever. Às vezes opto em correr, pedalar, antes de entregar um texto".

Segundo Kfouri, a extinção de campos de várzea e brincadeiras de rua prejudicam a qualidade atual do futebol. "Gerações passadas jogavam bola em todo lugar. Hoje é diferente. Existe uma relação direta entre a falta de espaços e a queda da quantidade de grandes jogadores brasileiros", disse.



Rubens Paiva acredita que a reconstrução estrutural de São Paulo poderia ser a saída, inclusive para incentivar a caminhada e a melhoria no trânsito. "Londres, Paris, Xangai e Seul são exemplos. Passaram por grandes mudanças. São Paulo deveria ser destruída e reconstruída. Diferente do Rio de Janeiro e Santos, por exemplo, aqui as pessoas não andam", afirmou.

No final da atividade, a plateia concorreu a prêmios e interagiu com os convidados.

Fotos
Confira galeria completa na fanpage oficial do projeto, nos álbuns: www.facebook.com/futencontro



Mais sobre o Fut-Encontro
Debater o futebol em seus variados temas e cenários. Idealizado no começo de 2012, o projeto Fut-Encontro busca a interação entre pessoas que se identificam com o esporte mais praticado e amado em todo o mundo: o futebol. Abordar o desporto de maneira lúdica, romântica e crítica - variando conforme o assunto em questão -, além de aproximar o público dos convidados estão entre os principais objetivos.

O encontro é baseado em um debate entre jornalistas, ex-jogadores, músicos e demais personalidades públicas relacionadas diretamente ao esporte. A interação com o público presente é destacada, seja no debate, nos momentos musicais ou nos sorteios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário