quarta-feira, 14 de maio de 2014

Debate aborda expectativas para a Copa do Mundo



Na Unisal, Fut-Encontro reúne os jornalistas Alexandre Praetzel e Alessandro Abate; mais de 50 alunos marcaram presença

A Copa do Mundo 2014 esteve em pauta na noite de ontem (13), no teatro Dom Bosco da Unisal Campinas. Variados temas a respeito do maior evento esportivo do planeta foram abordados pelos jornalistas esportivos Alexandre Praetzel, do Grupo Bandeirantes, e Alessandro Abate, editor do Lance! Entre eles, segurança, infraestrutura, legado, tecnologia, manifestações populares, cobertura jornalística e a convocação final do técnico Luiz Felipe Scolari.

A coordenadora e o professor de futebol de Educação Física da unidade, Marília Kobal e Evandro Murer, respectivamente, também estiveram presentes. Mais de 50 alunos tiveram a oportunidade de expor suas opiniões e debater com os convidados.



Quando indagado sobre o envolvimento da população e a proximidade do evento - que se inicia no próximo dia 12 -, Praetzel se diz “surpreso”. “É tanto escândalo, tanta notícia ruim, banalização da violência, obras superfaturadas, atrasadas, que o povo está anestesiado. O Brasil está no silêncio. Não vemos empolgação, ruas pintadas”, analisou.

Para o radialista, muito disso está atrelado à “ganância da CBF, que afastou a seleção brasileira do povo”. Praetzel revelou ainda que vai torcer para o Uruguai, e que o time atual tupiniquim “não está nem entre os 15 melhores de nossa história.”

Comunicação e contribuição do jornalismo
Abate abordou a comunicação voltada para o consumo, já que nomes como Neymar e Felipão são constantes nas peças comerciais. “Grande parte dos envolvidos diretos com o evento está preocupada em gerar consumo. Isso é uma ferramenta de alienação. A Copa do Mundo é uma grande indústria”, pontuou. Sobre a cobertura, o editor informou que o Lance! focará em personagens e cultura local. “Estaremos mais atentos ao contexto social e de personagens, até para sair do padrão e da limitação que a Fifa impõe.”



Por fim, Abate ressaltou a importância jornalística à população. “Não é só informar. É necessário oferecer repertório cultural para novas reflexões”, encerrou.



Mais sobre o Fut-Encontro
Debater o futebol em seus variados temas e cenários. Idealizado no começo de 2012, o projeto Fut-Encontro busca a interação entre pessoas que se identificam com o esporte mais praticado e amado em todo o mundo: o futebol. Abordar o desporto de maneira lúdica, romântica e crítica - variando conforme o assunto em questão -, além de aproximar o público dos convidados estão entre os principais objetivos.

O encontro é baseado em um debate entre jornalistas, ex-jogadores, músicos e demais personalidades públicas relacionadas diretamente ao esporte. A interação com o público presente é destacada, seja no debate, nos momentos musicais ou nos sorteios.




Nenhum comentário:

Postar um comentário