segunda-feira, 9 de junho de 2014

No Sesc Madureira, Djalminha e Daniel Bortoletto debatem as expectativas para a Copa do Mundo


Fut-Encontro promoveu debate pela primeira vez na unidade; mais de 40 presentes

A parceria entre Sesc Madureira e Fut-Encontro promoveu, na tarde da última sexta-feira de junho (6), debate sobre as expectativas para a Copa do Mundo 2014. Estiveram presentes o ex-jogador da Seleção Brasileira, atual craque do Showbol e comentarista da TV Bandeirantes, Djalminha, e o editor-executivo do Lance! - RJ, Daniel Bortoletto.

Entre os temas abordados, além de aspectos de dentro e fora de campo da maior competição esportiva do planeta, o papel social do futebol na formação de atletas, racismo, cobertura da imprensa e os famosos palpites. Mais de 40 pessoas prestigiaram a atividade.

A poucos dias do início da Copa do Mundo em solo tupiniquim depois de 64 anos, Bortoletto destacou que espera ver “grandes lances, craques e imagens que permaneçam na memória por muitos anos”. Contudo, lamentou a “oportunidade perdida”. “Esperava que o governo aproveitasse a Copa para mudar o país. Os estádios estão aí, até porque sem eles não haveria jogo, mas o legado não existe, infelizmente”, acrescentou.

Sobre os protestos e o suposto “pachequismo” existente na imprensa, Djalminha foi enfático. “As manifestações são válidas, desde que não haja violência. Agora, sobre a empolgação da imprensa, espero que os jogadores não sejam contagiados por essa empolgação. É preciso blindar o elenco”, resumiu.

Preconceito
Ao abordarem questões sobre racismo no mundo do futebol, os convidados não titubearam. “Se eu sofresse alguma manisfestação, não me sentiria atingido. Não consigo ver diferenças entre as pessoas em relação à cor. É preciso punir. A lei existe para isso”, disse o ex-jogador. “Essa situação só vai acabar com punição de verdade e a sociedade amadurecer, inclusive na questão de homofobia”, emendou o jornalista.

Mais sobre o Fut-Encontro
Essa foi a primeira oportunidade do projeto em solo fluminense. Idealizado no começo de 2012, o projeto Fut-Encontro busca a interação entre pessoas que se identificam com o esporte mais praticado e amado em todo o mundo: o futebol. Abordar o desporto de maneira lúdica, romântica e crítica - variando conforme o assunto em questão -, além de aproximar o público dos convidados estão entre os principais objetivos.

O encontro é baseado em um debate entre jornalistas, ex-jogadores, músicos e demais personalidades públicas relacionadas diretamente ao esporte. A interação com o público presente é destacada, seja no debate, nos momentos musicais ou nos sorteios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário