terça-feira, 18 de novembro de 2014

Fut-Encontro e Sesc Pompéia debatem o racismo no esporte


Ex-atletas participam de celebração do Dia Nacional da Consciência Negra

Às 20h de amanhã (19), o Sesc Pompéia reúne os ex-jogadores de futebol Wladimir e Paulo Sérgio e a ex-pivô da seleção brasileira de basquete Marta Sobral para debater o racismo no esporte. A atividade, mediada pelo jornalista Antero Greco, antecipa a comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra.

O intuito da atividade gratuita é trazer à tona a discussão do preconceito recorrente no esporte, ratificado nos últimos episódios que ocorreram dentro dos campos e das quadras do país e do mundo neste ano.

O trio de ex-atletas possui passagens de destaque por clubes e seleções. Saiba mais sobre a carreira de cada convidado:

Wladimir Rodrigues
Considerado o melhor lateral-esquerdo da história do Corinthians, Wladimir começou sua carreira esportiva ainda nas equipes de base do clube, tornando-se titular da equipe em 1972. Foi dono absoluto da camisa 4 até 1985, quando deixou o time para jogar no Santo André.
Com 268 partidas, é o atleta corintiano com mais jogos pelo Campeonato Brasileiro. Ao todo, foram 806 aparições com a camisa do Timão. Em 1982, foi um dos líderes da Democracia Corintiana, movimento que permitia que os jogadores participassem de todas as decisões técnicas do clube.

Marta Sobral
Nascida em 1964, iniciou sua carreira no basquete em 1987, no Clube Hebraica, em São Paulo. No mesmo ano, a atleta foi convidada a jogar na cidade de Santo André, onde permaneceu por 10 anos e teve sua primeira convocação para a Seleção Brasileira, na seleção de novas.
Defendeu a seleção brasileira por 24 anos e foi convocada em todas as categorias. Sua última partida pelo selecionado foi no ano 2000. Foi a primeira brasileira a jogar a liga norte-americana de basquete, a ABL, hoje corresponde à WNBA. Foram duas temporadas nos EUA.
Atualmente possui o Instituto Lance Livre, projeto social-educacional que desenvolve a prática do basquete nas comunidades carentes.

Paulo Sérgio
Atacante multicampeão que atuou no Novorizontino, Corinthians, Bayer Leverkusen, Roma e Bayern de Munique. Integrou o elenco da seleção brasileira tetracampeã do mundo em 1994. Iniciou a carreira de treinador no Red Bull Brasil, em São Paulo, em 2008. Atualmente, é secretário de Esportes em Barueri.

Antero Greco
Nascido no bairro paulistano do Bom Retiro, o jornalista esportivo começou como revisor em O Estado de S.Paulo, onde foi também editor de Esportes. Cobre Copas do Mundo desde 1978. Atualmente, é comentarista do programa Sportscenter (ESPN Brasil) e colunista do Estadão.

Serviço
Sesc Pompéia promove bate-papo “Racismo no Esporte”
19/11, quarta-feira, às 20h, na Choperia.
Rua Clélia, 93
Capacidade: 356 lugares.
Grátis. Livre. Retirada de ingressos com 1h de antecedência.
Telefone para informações: (11) 3871-7700

Nenhum comentário:

Postar um comentário