terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Alckmin entrega novas instalações do PAT Brás


Publicado no site da SERT. Clique aqui

Unidade tem capacidade para atender 3,5 mil cidadãos por mês

Novas instalações para melhorar o atendimento ao cidadão. Na manhã desta terça-feira (13), o governador Geraldo Alckmin e o secretário adjunto estadual do Emprego, Eufrozino Pereira, entregaram o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) Brás. Localizada no acesso entre a CPTM e a estação Brás do Metrô, a unidade, ampliada para 143m², tem capacidade para atender 3,5 mil cidadãos por mês (contra 2,8 mil antes da reforma).

Representante da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) na ocasião, Pereira destacou a importância da retomada das atividades no PAT, fechado por sete meses para as obras. “Este é um posto com uma localização privilegiada. Duas salas, inclusive, podem ser usadas para processos seletivos”, resumiu.

Desde outubro de 2002, quando foi inaugurado, o Posto ofereceu 33 mil vagas e encaminhou 147,1 mil cidadãos para concorrer às oportunidades. “No ano passado, em todo o Estado, 1,4 milhão de trabalhadores se inscreveram no Emprega São Paulo/Mais Emprego, agência de empregos pública e gratuita gerenciada pela SERT, em parceria com o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego)”, destacou Marcos Wolff, coordenador de Operações da pasta.

Em 2014, os atuais 251 PATs espalhados pelo Estado ofereceram 570 mil vagas, encaminharam 1,1 milhão cidadãos, emitiram 1,04 milhão de carteiras de trabalho e receberam 1,6 milhão de requisições do seguro-desemprego.

À luta
O primeiro a chegar na fila de atendimento foi o desenhista mecânico Ivo Vicente, 41, de Poá. Por volta das 10h15, antes da cerimônia, o estudante do 2º ano de Engenharia Mecânica, casado e pai de dois filhos, foi chamado. “Hoje nenhuma vaga disponível tinha o meu perfil, mas gostei do atendimento e me informaram para voltar em alguns dias”, revelou confiante.



Minutos depois, Nataly Albuquerque, 15, acompanhada de sua tia, Lidiane da Silva, 19, aprovaram o atendimento. A menor, aluna do 1º ano do ensino médio, busca oportunidades para auxiliar de escritório, enquanto sua responsável, prestes a definir seu futuro estudantil entre psicologia e pedagogia, pretende atuar como recepcionista.



Como se cadastrar
Acesse: www.empregasaopaulo.sp.gov.br, crie login, senha e informe os dados solicitados. Outra opção é comparecer a um PAT, com RG, CPF, PIS e carteira de trabalho. O cadastramento do empregador também poderá ser feito através do site do Emprega São Paulo ou no Posto. Para disponibilizar vagas através do sistema, é necessária a apresentação do CNPJ da empresa, razão social, endereço e o nome do solicitante.



Além da intermediação de mão de obra gratuita, os atuais 251 PATs espalhados pelo Estado emitem carteiras de trabalho, requisições ao seguro-desemprego e prestam informações sobre os programas da SERT, entre eles Banco do Povo Paulista, PADEF (Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência), Time do Emprego, Jovem Cidadão, Aprendiz Paulista e Frente de Trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário