quinta-feira, 26 de julho de 2012

Evento no Páteo do Colégio celebra o 21° aniversário da Lei de Cotas


Carlos Ortiz e Geraldo Alckmin prestigiam ocasião

“A Lei de Cotas não deve ser cumprida por obrigação, mas por entendimento”. Os dizeres do secretário de Estado do Emprego, Carlos Ortiz, traduziu o sentimento comum envolvido na manhã desta terça-feira (24), no Páteo do Colégio, centro da cidade, durante a celebração do 21º aniversário da Lei de Cotas. Mais de 200 pessoas prestigiaram o evento, que também contou com a participação do governador Geraldo Alckmin, entre outros representantes do governo federal, estadual e municipal, além de empresas privadas, instituições do terceiro setor e centrais sindicais.

Durante o evento, a sociedade paulistana teve a oportunidade de conhecer mais sobre a principal ação afirmativa para o ingresso e permanência de trabalhadores com deficiência no mercado de trabalho. A causa envolvida, os acontecimentos que fazem parte da história de luta dessa parcela da população e o atual cenário das políticas públicas foram lembrados. Um coral de 50 vozes formado por jovens aprendizes do Ensino Social Profissionalizante (ESPRO) abriu a cerimônia comemorativa.

Na sequência, Linamara Battistella, secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, destacou a importância da data. “Hoje é um importante dia para comemorarmos e, ao mesmo tempo, avançarmos na luta dos direitos da pessoa com deficiência”, disse. Para ela, isso não tem sido suficiente. A mudança de cenário exige apoio de toda a sociedade. “Atualmente, o Estado ocupa quase 47% das vagas da Lei de Cotas e tem criado condições para a qualificação em busca de um cidadão produtivo, que interaja com o seu grupo profissional e social”, emendou.

Por sua vez, Ortiz salientou o empenho no trabalho desenvolvido pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) para que a Lei seja cumprida “de forma decente e integrada”, principalmente no quesito qualificação profissional. “Não medimos esforços para proporcionar uma melhor qualificação aos trabalhadores com deficiência. Assim, acabaremos com a desculpa de uma boa parcela do empresariado, que muitas vezes se queixa dos problemas na qualificação em todos os segmentos”, discursou.

“Suar a camisa”. Eis a medida adotada pelo Governo do Estado para superar a casa dos 50% de ocupação das vagas direcionadas aos trabalhadores com deficiência, segundo o governador Geraldo Alckmin. “Dos 126 mil trabalhadores, 9,2 mil se encontram – direta e indiretamente – atuando no Governo do Estado. Este evento significa uma comemoração e um dever a ser cumprido. A primeira meta é superar os 50% e depois manter este crescimento. Para isso, intensificaremos as políticas adotas no que tange à acessibilidade e qualificação”, afirmou.



Por fim, Alckmin destacou a importância da Secretaria do Emprego neste processo, inclusive por meio do programa Emprega São Paulo, agência de empregos pública e gratuita, gerenciada pela SERT, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Matéria de minha autoria publicada no site da SERT


Nenhum comentário:

Postar um comentário