quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Time do Emprego capacita internos da Fundação Casa de Atibaia


Programa estadual atende 15 jovens

O Time do Emprego, programa coordenado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), inicia nesta quinta-feira (22) mais uma turma na Fundação Casa (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente) de Atibaia. Ao todo, 15 internos em regime fechado, de 14 a 18 anos, participam das atividades.

Durante 12 encontros – um a cada semana –, os facilitadores (profissionais responsáveis pela abordagem dos conteúdos) apresentam técnicas de direcionamento ao mercado de trabalho, aperfeiçoamento de habilidades, produção de currículos, dicas de comportamento em entrevistas, entre outros assuntos.

Será a quarta turma promovida dentro da instituição. Em 2010, ocorreram dois “times”. No ano seguinte, mais um grupo. Cada turma contou com 15 participantes. De acordo com a pedagoga e articuladora da ONG Casulo, Adanir dos Santos, 56, “a ação é resultado da parceria entre Organização e a SERT”. Segundo ela, atualmente, a Fundação apreende 64 internos, que cumprem medida socioeducativa entre seis meses e três anos.

Oportunidade
A reinserção social e a oportunidade de apreender conhecimentos importantes para a conquista de um emprego são pontos destacados pelo secretário de Estado do Emprego, Tadeu Morais. “Trata-se de uma ação socioeducativa que, certamente, fará a diferença na vida desses jovens que iniciarão as atividades”, destaca. “A missão do governo do Estado é proporcionar condições para que as pessoas tenham condições de reinserção social e profissional”, acrescenta o titular da pasta.

Além do time, segundo a pedagoga, parcerias entre a Fundação Casa e demais instituições do terceiro setor oferece aos internos cursos de hotelaria, informática e alimentação básica. “Atendemos jovens de Atibaia e região, como Jundiaí, Várzea Paulista, Jarinu, Piracaia e Indaiatuba”, pontua.

“Os cursos são importantes para inserir essa juventude novamente na sociedade com maior conhecimento”, diz a pedagoga. “Alguns jovens que passaram pelo Time (do Emprego) na Fundação conseguiram emprego e mudaram de vida. Tentamos passar os valores que eles normalmente perderam no caminho”, acrescenta.

Sobre o programa
Desde a implantação, em 2001, mais de 23 mil pessoas já passaram pelo programa em todo o Estado. Destes, aproximadamente 12 mil foram inseridos no mercado de trabalho”.

Matéria de minha autoria publicada no site da SERT. Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário