segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Time do Emprego celebra 1400 turmas


Programa estadual alcançou marca neste mês; foram mais de 6,3 mil cidadãos atendidos

Exatas 1400 turmas iniciadas. Mais de 30,2 mil participantes. Estes são os números do programa estadual Time do Emprego, que capacita cidadãos a partir dos 16 anos e desempregados, ao longo de 12 anos. Treinamento em equipe para ampliar a empregabilidade.

Desde 2001, quando o programa gerenciado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) foi instituído, foram 15.692 cidadãos inseridos ou recolocados no mercado de trabalho. A taxa se aproxima dos 51,9%. Neste ano, 289 turmas beneficiaram 6,3 mil pessoas.

Baseada em um programa canadense, que utiliza a metodologia Canadian Steel Trade and Employment Congress (CSTEC), a programação é desenvolvida em 12 encontros – um por semana, com três horas de duração cada. “Neles, os facilitadores (profissionais que capacitam os “times”) apresentam aos participantes técnicas de direcionamento ao mercado de trabalho, aperfeiçoamento de habilidades, produção de currículo, dicas de comportamento em entrevistas, noções de empreendedorismo, apresentação pessoal, comunicação e expressão, entre outros conteúdos”, diz Françoise Antunes, coordenadora do programa.

Portas abertas à reinserção
A felicidade pela conquista profissional traduz o sentimento dos milhares de participantes. Como é o caso de Floriza Pinheiro, 55. Desempregada há seis meses, ela resolveu procurar o CRAS (Centro de Referencia de Assistência Social) de Itaquaquecetuba, onde foi encaminhada para o Time do Emprego.

Depois de participar do grupo, Floriza foi contratada como agente administrativa na recepção de um hospital. “Foi ótimo participar do Time (do Emprego). O curso tem muita qualidade e informação. Estava desempregada e consegui uma oportunidade nova. Só tenho a agradecer aos facilitadores Lurdinha e Edinilson”, diz emocionada.





Conhecimentos para a vida
Já o mariliense José Eribaldo, 52, conta que ficou três anos desempregado. “Procurava uma vaga ou outra, mas ficava muito nervoso nas entrevistas e não passava nos processos seletivos”, lembra. Sua esposa Elza recomendou o programa depois de uma pesquisa pela internet.

Hoje, José é agente de limpeza em um posto de gasolina na estrada de Lins. “Depois que participei do Time do Emprego, me tornei uma pessoa mais confiante. Muitas coisas que aprendi não servem apenas para o ambiente profissional, servem para a vida”, conta.

Alta porcentagem de reinserção
“Podemos afirmar que o Time do Emprego é um programa campeão, que promove o descobrimento de novas habilidades, aptidões, além da ajuda mútua por parte dos participantes”, resume o secretário estadual do Emprego, Tadeu Morais.

Neste ano, Marília, Itaquaquecetuba e a Capital encabeçam a lista dos destaques. A primeira delas, por sinal tem quase 80% de participantes inseridos no mercado de trabalho.

Cidade Participantes Colocados
Marília 263 207
Itaquaquecetuba 398 168
São Paulo* 103 38
* turmas em andamento

São José do Rio Pardo, Ribeirão Preto e São Vicente têm inscrições abertas para o programa. Confira informações no site da SERT: www.emprego.sp.gov.br

Publicado no site da SERT. Clique aqui

Divulgado também no Portal do Governo do Estado. Clique aqui

Matéria desenvolvida em parceria com Janaína Caixeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário